terça-feira, 20 de outubro de 2009

Semana Biótipos - Parte 1

Você treina de acordo com seu tipo físico? Conhece quais são os biótipos que os anatomistas erconhecem? Saiba de que maneira seu treinamento pode ser otimizado de acordo com sua genética.

Você é magro(a), musculoso(a) ou está com excesso de peso? Seja qual for o seu biótipo, seus níveis de força ou pontos fracos, esteje certo(a) de que tudo isso tem uma base genética, mas, independentemente dela você pode ser treinado(a) para melhorar.

Os anatomistas identificam três tipos básicos. Embora o biótipo seja determinado geneticamente, a ginástica com pesos e uma dieta bem equilibrada podem levar qualquer pessoa a modificar seu físico. As pessoas tem predominancia de um tipo de biótipo mesmo apresentando características dos outros, dificilmente se encontram biótipos puros, mas isso não é impossível.

Os três tipos são Ectomorfo, Mesomorfo e Endoformo.

Modificar este físico é possível, mas devemos sempre treinar respeitando algumas regras, de acordo comk nosso biótipo. Ou seja, um ectomorfo não pode treinar de maneira idêntica à de um endomorfo, ou vice-versa. O estilo de treinamento deve refletir as necessidades individuais. Isso significa treinar de forma inteligente.

Um atleta novato em musculação deve ter cuidado. Deve buscar auxílio de profissionais competentes, sem "dar o máximo" logo no início. Deve ir trabalhando gradualmente, em níveis cada vez mais intensos d etreinamento. Já os musculadores experientes que não estão mais observando desenvolvimento, talvez só estejam necessitando de alguns ajustes nas suas rotinas de treinamento, ou talvez em sua alimentação.

A partir de amanhã falaremos especificamente de cada de biótipo, suas características, treinamento e estilo de vida.

Fonte: Revista Muscle in Form

Nenhum comentário:

Postar um comentário